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Saiba como vender mais com as ferramentas da Internet

Saiba como vender mais com as ferramentas da Internet

Você quer alavancar suas vendas em sua loja física? A Internet pode ser sua aliada. Continue a leitura para saber como usar essa ferramenta a seu favor!


FAÇA CAPTAÇÃO DE LEADS

Sempre que for vender algo, você tem que saber PARA QUEM está vendendo, e quando se obtêm alguns dados com os quais é possível contatar esses clientes, eles se tornam leads. Resumindo, leads são os consumidores que fornecem informações para contato que futuramente podem se transformar em vendas. Simples, né? Então esse é o primeiro passo a se pensar quando for vender no meio online.
E para captar esses leads, você pode recorrer a estes 3 métodos: 


Marketing de Conteúdo
Sendo um dos métodos mais efetivos, o Marketing de Conteúdo, em suma, consiste em criar um blog com temas de extrema relevância para o seu público-alvo. Para a captação, deve-se oferecer um curso, um e-book ou outros materiais que, para se obter acesso, o leitor deve deixar seu e-mail. 


Cold Calling
Também chamadas de Ligações Frias, é o método que consiste em ligar para possíveis consumidores. É um árduo trabalho que, para obter um bom resultado, o vendedor deve fazer uma pesquisa completa sobre o perfil ideal de consumidor e buscar por meio de mídias sociais, como LinkedIn, pessoas e empresas que sejam compatíveis com tal perfil. 


Redação de Artigos
Diferentemente do Marketing de Conteúdo, aqui você não irá oferecer nada aos leitores, mas sim, buscar interação. Em redes sociais, como o LinkedIn e Instagram, você irá escrever artigos e se mostrar expert no assunto e, conforme os internautas forem interagindo e comentando nas postagens, você estreita o relacionamento, transformando-os em leads. 


Vale ressaltar que existem diversos outros métodos que você pode colocar em prática e adaptar para o seu e-commerce. 

 
CRIE CONTEÚDOS COM FOCO NA SOLUÇÃO

Em dois dos três métodos citados acima, foi mencionado a criação de conteúdo relevante para os leads. Contudo, é importante deixar claro que, para obter resultados mais eficientes, deve-se também pensar com a cabeça de seu cliente.


Levando em conta que os produtos vendidos são rejuntes e argamassas, você deve considerar as seguintes questões: quem vai comprar? É pessoa física ou jurídica? De onde vem esse cliente? Quais são seus hábitos de compra? Quais as necessidades desse comprador? Quais são os possíveis problemas ou dúvidas desse cliente? Quais problemas esses materiais podem solucionar? Esses questionamentos são fundamentais para você criar uma linguagem adequada e consiga “dialogar” com seus consumidores, apresentando-lhes soluções simples e práticas.


USE AS REDES SOCIAIS COMO VITRINES ONLINE

As redes sociais não devem ser usadas apenas para conteúdo, você também pode usá-las para apresentar novos produtos, divulgar promoções, informações de horários de funcionamento, contatos, entre outras que sejam relevantes para os consumidores. As lives também têm feito bastante sucesso, você pode convidar um especialista da área de construção civil para fazer demonstração de usos dos produtos e tirar dúvidas sobre aplicações.


ALINHE A COMUNICAÇÃO ONLINE E OFFLINE

Mantenha o time da empresa bem informado a respeito das informações divulgadas nas redes sociais e outros ambientes. Desta forma, não haverá ruídos na comunicação, e todas as informações estarão alinhadas, de modo que não haverá problemas entre os meios e sua equipe. 


ESTUDE OS RECURSOS E TENDÊNCIAS 

Nem tudo que está sendo feito nas redes sociais é cabível no segmento de construção civil, mas algumas tendências podem ser adaptadas ou analisadas para serem reproduzidas com algumas ponderações. Podemos citar como exemplo o uso de reels ou novas redes, como TikTok. Sendo assim, faça pesquisas, procure onde seus concorrentes estão e onde seus clientes estão. Estar em todo lugar não é sinônimo de visibilidade e resultado!


SAIBA COMO FALAR COM SEUS CLIENTES

WhatsApp, e-mail marketing, Instagram, Facebook, LinkedIn... É importante ter em mente que cada rede social possui uma linguagem própria e necessidade de conteúdo, assim como cada perfil de cliente tem uma preferência de meio. Por conseguinte, a identificação da rede social adequada para cada perfil de cliente é o que garante bons resultados.  

 

FAÇA COLLABS

Collab é a abreviação da palavra collaboration, que significa colaboração. É uma prática cujo objetivo é unir personalidades, marcas, entre outros, com a intenção de fornecer diferentes serviços ou produtos para um determinado público. Desta forma, faça parcerias com outras lojas, como de materiais para construção, tintas, entre outras, para agregar valor para seus consumidores. 


Contudo, deve-se ter ciência da credibilidade destas lojas para não afetar a sua imagem. Busque lojas e/ou marcas de sua confiança!


PROPORCIONE UMA BOA EXPERIÊNCIA PARA O CONSUMIDOR

Essa é uma tendência cada vez mais buscada pelos clientes, independentemente do ambiente (online ou offline). Um bom atendimento online, experiência de compra personalizada, desburocratizada, ágil e completa, entregas rápidas e seguras, e acompanhamento do pós-compra, são alguns exemplos que garantem uma boa experiência para o cliente. Lembre-se que ele não quer mais somente um produto!

Gostou destas dicas que a JOFEGE Mix trouxe para você? Então coloque-as em prática na sua loja ou e-commerce e veja suas vendas aumentarem! Não se esqueça de acompanhar nosso blog e redes sociais para ver mais conteúdos como este!

Tags: FERRAMENTAS, INTERNET, DICAS, EMPREENDEDORISMO
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