Jofegemix Qualidade que fica!

Etapas para pavimentação de uma via

Etapas para pavimentação de uma via

Uma coisa é certa: tudo o que é feito corretamente, de acordo com o padrão exigido, tem maior expectativa de vida. E não é diferente com a pavimentação!

Os processos executados adequadamente influenciam diretamente na qualidade do asfalto e em sua duração, portanto, vamos listar abaixo 5 etapas da pavimentação de uma via para que ela seja mais eficiente e tenha uma durabilidade muito maior. 

 

1 . Planejamento e Design
Antes de a obra começar, ela deve ser muito bem planejada para que, quando pronta, fique conforme foi idealizada. Para isso, devem se estudados:


- Volume de tráfego e localização;
- Propriedades do terreno e do solo;
- Linhas de serviço público, drenagem e esgotos;
- Requisitos climáticos, ambientais e residenciais;
- Possibilidades futuras de expansão;
- Custos de manutenção rodoviária.

 

2 . Preparação da base e sub-base
Para compor o asfalto, são necessárias 5 camadas:  reforço do subleito, sub-base, base, camada de regularização e revestimento. Vale ressaltar que a espessura de cada camada depende da análise dos itens do Planejamento. 

Para que a superfície do asfalto tenha mais durabilidade, é necessário que a sub-base e a base sejam compactadas adequadamente. 

 

3. Lançamento da mistura asfáltica
Para dar aquela sensação de suavidade ao dirigir um veículo, é adicionada a camada superior de asfalto sobre as estruturas de suporte citadas anteriormente. Esta mistura asfáltica é composta por agregados, areia e óleo, o que a deixa preta e brilhante. Para estabilizar a estrada, ainda é colocada uma base agregada de solo, concreto e calcário. 

E nesta etapa que são construídos canais, calhas e drenos.

 

4 . Articulações e transições
É nesta etapa que os empreiteiros devem trabalhar para fazer uma transição suave entre a nova pavimentação e às calçadas, estradas ou estacionamentos presentes no local. 

Esta etapa é importante para que a diferença entre a nova superfície e a antiga não seja muito perceptível pelos indivíduos, e, além disso, é necessário ficar atento se o escoamento da água se dá de forma apropriada. 

 

5 . Compreensão final
Nesta última etapa, com o uso de um rolo compactador, toda a superfície é compactada, suavizada e alisada. Caso o trabalho não seja bem realizado, é possível notar pequenas saliências de agregados ou pedras.

Vale ressaltar que estas são as principais etapas, e que, em todo o processo de pavimentação é necessário atentar-se a detalhes e estudos realizados por profissionais. Também é importante trabalhar com equipamentos de qualidade, para que a obra tenha bons resultados!


Então, se você gostou deste texto, continue acompanhando nosso blog para mais curiosidades e, também, nosso site para conhecer as obras realizadas pela nossa equipe!

Tags:
Assine nossa newsletter

Novidades e lançamentos

Lançamentos e novidades da JOFEGE Mix.