Área interna, área externa, temperatura alta, baixa…Ah! Como decidir qual argamassa? Continue neste post e descubra!

A argamassa é indispensável para qualquer construção. Ela é composta por uma mistura de cimento, areia e aditivos químicos que têm a capacidade de unir materiais, impermeabilizar e nivelar superfícies, além de garantir resistência, regularidade e durabilidade do serviço. Existem muitas opções disponíveis no mercado e então, como escolher? Neste post vamos esclarecer a diferença entre aplicações internas e externas Vamos lá!
Basicamente, a diferença entre elas é a aderência, que é muito maior na argamassa colante e o tempo em aberto, que é o período disponível para a aplicação das cerâmicas após o espalhamento da argamassa sobre a base, que depende da temperatura, umidade do ar e vento.
Pontos muito importantes a serem considerados antes de partir para a compra do material são a área exata em que a argamassa será aplicada (é preciso verificar na embalagem do produto a quantidade que a fabricante recomenda para cobrir a área desejada) e saber exatamente onde a aplicação se dará, em área interna ou externa, se o local é seco ou úmido, se é para assentar piso ou revestimento e em que base (concreto, contrapiso e piso) será aplicada.
Existem argamassas diferenciadas para cada situação: Há as que são indicadas para assentamento de revestimentos e pisos cerâmicos em ambientes internos. Elas podem ser usadas em áreas secas e molhadas como banheiros e cozinha.
Outras já são melhores para ambientes externos, resistindo à chuva, vento e cargas. Ideal para fachadas, pisos em áreas externas, assentamento de piscinas de água fria e pisos cerâmicos industriais ou de área pública.
Por fim, há a argamassa mais resistente que pode ser aplicada em locais com grande movimento de pessoas, em fachadas, e também em ambientes com temperaturas elevadas. Pode ser usada em ambientes internos e externos. Perfeita para piscinas de água quente, saunas e placas grandes.
Para que o acabamento dos seus revestimentos fique impecável, além de escolher a argamassa com atenção, também tome muito cuidado com as escolhas e aplicação do rejunte. Quer saber mais sobre argamassa? Fale com os nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas. Pegue as dicas e garanta o sucesso de sua obra!